quarta-feira, 7 de março de 2007

FALSA BELEZA

Assisti a este comercial da Dove que simplesmente resume o que a publicidade faz para vender seu produto. A realidade da propaganda é surreal, é um mundo perfeito, a beleza da mulher do anúncio é construída, jamais alguém conseguirá ser igual a ela. Além dela passar por uma fase de maquiagem e escova intensivo, a foto dela é tratada no photoshop para conseguir uma maior perfeição. Sim, é isso que a publicidade faz. Ela pega a realidade, trata muitas e muitas vezes e a transforma em algo bastante atraente para associar o seu produto e conseguir vendê-lo. A Dove, com esse comercial, mostra para as pessoas que não é essa a beleza que devem perseguir, não é isso o mais importante. Não há caminho dessa beleza artificial ser mais importante do que cada um possui, pois aquilo não existe, foi cuidadosamente construído. A publicidade se utiliza do padrão de beleza e o fortalece para vender o produto. A Dove faz o contrário. Ela discorda disso, ao mostrar a falsidade disso, e assim, se destaca diante de outras empresas de produtos de beleza. O consumidor não se sente mais intimidado diante de belas modelos de comerciais, mas passa a desconfiar dos concorrentes de Dove e, conseqüentemente, não acreditas mais nas promessas de embelezamento e rejuvenescimento deste. Diferentemente, dos outros, a Dove não promete uma beleza que só é alcançável por programas de computador, mas defende a beleza de cada um. Lindo, não?

Nenhum comentário: