terça-feira, 6 de março de 2007

SIM, EU PRESTO ATENÇÃO


A minha fascinação pela propaganda me fez iniciar este blog. Como aspirante a publicitária (mais precisamente, diretora de arte) observo anúncios, comerciais, outdoors e, em todos eles, percebo que eles refletem alguma característica cultural, comportamental da sociedade em que vivemos. A propaganda, por não ser uma "diversão" procurada pela maioria das pessoas, deve chamar ser uma comunicação que invada a vida das pessoas e isso só é possível quando ela entende o público e é criativa. Talvez, posteriormente, eu deseje analisar outras formas de comunicação, mas provavelmente a publicidade irá ser mais analisada. Publicidade é a área de comunicação que mais me atrai, mas admiro-me pela comunicação em geral.


O primeiro comercial que aqui analiso para algum improvável louco por publicidade é o recém-lançado "Chevrolet de cinema". Ele utiliza de maneira eficiente a linguagem cinematográfica para chamar a atenção. Isso é muito possitivo, há muita criatividade na idéia. O carro é utilizado como a forma de escapatória do belo casal e, em off "Uma máquina de realizar sonhos", só confirma isso. E o clássico final feliz do casal, assim como em muitos filmes hollywoodianos. Dessa forma, o comercial é mais atraente para o público, e marca a campanha Chevrolet com um criativo diferencial.


Essa adaptação de linguagem é bastante saudável para a propaganda, pois ela está com obstáculos cada vez maiores para ser atraente. Considero esta campanha criativa e inovadora no que se trata de comerciais de carro, no qual o destaque normalmente se encontra nos preços ou então na demonstração de potência do carro em uma bela paisagem. Vá para este site para ver o comercial: http://www.portaldapropaganda.com/vitrine/tvportal/2007/03/0003

Nenhum comentário: